6 de jun de 2012

O casamento da Dona Baratinha


Contação de História
O Casamento da Dona Baratinha
Trabalhe essa história encantadora desenvolvendo a alfabetização, o conhecimento da natureza, trabalhos manuais e a formação humano


                   Objetivos:
Proporcionar à criança, por meio da leitura dessa história, o seu envolvimento com o enredo e personagens.
Estabelecer relação com os textos, predispondo-se à alfabetização e ao letramento.              
         



"O envolvimento com valores é fundamental para a formação integral da pessoa. A amizade, o respeito, o carinho, a solidariedade e a ajuda mútua permeiam o cotidiano das atividades em nosso colégio." Essa é a justificativa das professoras Maira Xavier Salante e Giselle Magalhães Colli, do Colégio São Francisco Xavier, para escolherem a história "Dona Baratinha" como recurso pedagógico em um dos seus projetos.
Por meio desse enredo, elas tentaram ensinar os valores embutidos na história, bem como estudar os animais e criar um "Ambiente Alfabetizador", produzindo estímulos que provoquem nos alunos atos de leitura e de escrita, permitindo-lhes compreender o funcionamento da língua escrita e a apropriação de seu uso social. Veja então, como "Dona Baratinha" foi trabalhada durante as aulas, em um projeto que durou quase quatro meses.
1. Para criar um clima de suspense, no dia anterior ao início do projeto, apresente aos alunos um cartaz com os seguintes dizeres: "Quem será que vai chegar amanhã?" O cartaz deve estar enfeitado com as personagens que aparecem na história.
2. Como a curiosidade foi aguçada no dia anterior, um fantoche da Dona Baratinha aparecerá na sala com o livro da história ao lado. Anote, então, as hipóteses do que acham que acontecerá. E depois informem aos alunos: "Para o dia de amanhã, daremos a dica do lugar onde esse personagem mora.
3. No dia seguinte, coloque na sala a casa da Dona Baratinha, confeccionada em papelão, toda enfeitada e com a Dona Baratinha dentro. E, então, deixe as crianças explorarem o espaço e anotarem as hipóteses sobre a casa estar ali. Para o dia seguinte, pergunte às crianças se conhecem uma música que fale de alguma Dona Baratinha.
4. Ao chegarem, o aparelho de som estará na sala e com a música da Dona Baratinha tocando. As crianças vão ouvir e depois será feita uma roda, onde a professora colherá novas hipóteses. Escreva a música em uma cartolina e deixe na lousa para que visualizem.
5. Coloque a música para eles ouvirem e cantarem. Faça a releitura novamente e tente achar a palavra BARATINHA. Quando acharem, veja se há algum amigo que tenha o mesmo som BA e faça a relação. Tente achar nos nomes da sala esse som.
O Casamento da Dona Baratinha

Trabalhe essa história encantadora desenvolvendo a alfabetização, o conhecimento da natureza, trabalhos manuais e a formação humana

6. Ouça e cante a música novamente. Faça um jogo divertido, onde as crianças, entre outras palavras, devem encontrar a palavra BARATINHA. Quando acharem, devem explicar como descobriram. Depois, veja se algum amigo tem o mesmo sonzinho da palavra Baratinha.
7. Nesta etapa, faça aparecer um novo personagem da história na sala, o BOI, e assim, comece a contação da história com os fantoches DONA BARATINHA e BOI. Relacione as iniciais de ambos os nomes com os da turma e escreva na listagem dos personagens mais esse nome BOI. Insira mais nomes/palavras que as crianças disserem que comecem com esses sons.
8. Brinque com os sons que o boi faz e o imite, em uma brincadeira que acontecerá cada vez que um personagem aparecer. Com o alfabeto móvel, localizarão o B. Peça para que desenhem o Boi e a Dona Baratinha, escrevendo, espontaneamente, seus nomes.
9. Confeccione a máscara da Dona Baratinha que ficará no colégio para a exposição dos trabalhos. Use giz de cera, cola glitter e um laço de fita para colocar na cabeça da Dona Baratinha, ao som da música.
10. Confeccione a boneca gigante da Dona Baratinha com tecidos por fora e espuma na parte interna.
11. Hoje aparecerão mais dois novos personagens na sala - CAVALO e CACHORRO -, e assim, a história deve ser contada utilizando os fantoches dos personagens que já apareceram - DONA BARATINHA e BOI. Relacione as iniciais de ambos os nomes com os da turma e escreva na listagem dos personagens mais esses nomes: CAVALO e CACHORRO. Insira mais nomes/palavras que as crianças disserem que comecem com esses sons
12. Confeccione a máscara do Cavalo com garrafa PET, que ficará no colégio para a exposição dos trabalhos. Depois, coloque a máscara em um cabo de vassoura e as crianças podem montar no cavalo de pau.
13. Brinque com o alfabeto móvel, tentando montar os nomes dos animais - CAVALO, CACHORRO, BOI e BARATA. Proponha uma atividade gráfica com o tema "Labirinto da Dona Baratinha".
14. Vá fazendo surgir por etapas os outros personagens da história, como o BODE e o CARNEIRO, GATO e PAPAGAIO e o RATO. E vá repetindo o procedimento de contar a história e as crianças imitando seus sons, assim como a brincadeira do alfabeto móvel com as letras que formam o nome desses animais. Também faça os fantoches desses outros animais.
15. Peça para que as crianças pesquisem sobre os animais estudados na história.
16. A professora deve conversar com os alunos sobre a atitude da Dona Baratinha de até agora, achar que ninguém serve para ela. Registrar as formas de expressão das crianças e montar um painel com esses sentimentos.
17. Comece os preparativos para o casamento da Dona Baratinha. Em primeiro lugar, faça o convite - cada qual confeccionará o seu e monte um texto coletivo para trabalhar esse gênero textual.
18. Confeccione a casa da Dona Baratinha. Primeiro, pinte a casinha de madeira e, depois, enfeite de acordo com as sugestões das crianças. Deve ser uma casa bem grande, onde as crianças poderão entrar com seus pais e familiares, com uma janela bem arejada, onde a personagem passa a maior parte da história.
19. Faça uma lista de convidados para o casamento da Dona Baratinha. As crianças poderão convidar quem elas quiserem.
20. Faça a lista de ingredientes do caldo de feijão, que será feito na próxima aula, trabalhando a contagem, os rótulos e os nomes dos ingredientes. No outro dia, prepare o caldo e distribua aos outros alunos da escola.

21. Confeccione o caldeirão onde o ratinho se jogou e onde o seu macaco fez a feijoada.
22. Confeccione um jogo da memória gigante com todos os personagens desenhados pelas crianças.
23. Exponha os trabalhos e faça a apresentação teatral com as crianças.
Dica esperta!
                                                                                                                                                                                     
Você pode fazer a cara do cavalo com garrafa PET. Dobre a garrafa ao meio e modele para formar a cabeça do cavalo. Amarre as partes com a corda. Com E.V.A., faca os olhos, as orelhas, o nariz e a boca do cavalo. Com lã, a sua crina e, com o barbante, as suas rédeas. Por último, é só encaixar o cabo de vassoura no gargalo da garrafa e brincar!

 Revista Infantil uol- Professores e atividaes.





















Nenhum comentário: