25 de mai de 2012

Plano de Aula Natureza e Sociedade

Grupo:

 Educação Infantil

Professor:

                                                                                                 

Ano /série-

2° Período

Data -30/09/2011

Componente curricular:     

Natureza e Sociedade

Conteúdo:

·         Partes do corpo humano

·         Reconhecimento do outro

Quantidade de h/a:

- Uma aula, com 5hs/a.

Tema da aula:

Conhecendo meu corpo

Disciplina Vinculada ao tema:

Natureza e Sociedade

Descrição do perfil da classe:

A classe é formada por 15 meninas e 10 meninos, sendo que a escola e de rede pública. Há crianças bem tranqüilas, e participativas, com faixa etária de 05 a 06 anos de idade. Todos são bem amigos e em todas as atividades, interagem entre si.






 

Justificativa

 

O tema abordado "Conhecendo meu corpo" é muito importante de ser trabalhado, pois, ao conhecer e comparar diferentes aspectos do corpo humano, a criança passa a se olhar, de tal forma que conheça cada parte do seu corpo e perceba as diferenças existentes de cada ser humano, e suas especificidades. Assim, compreendendo que cada pessoa tem suas respectivas diferenças.

 

OBJETIVOS PRETENDIDOS

 

 

·         Identificar partes do próprio corpo;

·         Reconhece que cada ser humano tem suas particularidades

·         Percepção do eu e do outro.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

 

 

·         Rotina

·         Na rodinha, a aula se iniciará com uma conversa informal com a turma, enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele e etc. 

·         Indagação sobre as partes do corpo. "Ex: Onde fica tal coisa?"

·         Utilizar um espelho para a importância da percepção do seu eu.

·         Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em uma folha de papel pardo.

·         Após o contorno das crianças, a turma irá enfeitar o desenho dos colegas, com partes do corpo que não aparecem no desenho.  

·         Brincadeira com a música: "Cabeça, ombro, joelho e pé" Xuxa.

·         Exposição dos cartazes no mural da sala e perguntar "Quais as diferenças que eles perceberam que os meninos e as meninas têm? E o que em comum?".

·         Atividade na qual, os alunos terão que montar um boneco com suas respectivas partes.                                                                            

CRONOGRAMA

 

·         (13h15min) Rotina

·         (13h30min) Na rodinha, a aula se iniciará com uma conversa informal com a turma, enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele e etc.

·         (14h00min) Indagação sobre as partes do corpo. "Ex: Onde fica tal coisa?"

·         (14h30min) Utilizar um espelho para a importância da percepção do seu eu.

·         (15h00min) Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em uma folha de papel pardo.

·         (15h30min) Após o contorno das crianças, a turma irá enfeitar o desenho dos colegas, com partes do corpo que não aparecem no desenho.  

·         (15h50min) Brincadeira com a música: "Cabeça, ombro, joelho e pé" Xuxa.

·         (16h20min) Exposição dos cartazes no mural da sala e perguntar "Quais as diferenças que eles perceberam que os meninos e as meninas têm? E o que em comum?".

·         (17h00min) Atividade na qual, os alunos terão que montar um boneco com suas respectivas partes.                                                                            

 

AVALIAÇÂO

 

A avaliação será feita em todos os momentos, percebendo o conhecimento prévio de cada aluno.

RECURSOS

 

·         Plaquinhas com desenhos de algumas partes do corpo.

·         Espelho

·         Papel pardo, pincel atômico e tesoura

·         Som

·         CD

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

·         Sites:  

      - http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/

      - http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/181924Corponaescola.pdf

 

·         Livro:

AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de, Brinquedoteca no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

CARVALHO, Alonso Bezerra de.; SILVA, Wilton Carlos Lima da. (orgs.). Sociologia e Educação. São Paulo: Avercamp, 2006.

RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação. 2. Ed. Curitiba: Ibpex, 2011.

SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio Supervisionado em Pedagogia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: