25/05/2012

Plano de Aula Matemática


– Público-alvo: Crianças de 7 a 8 anos.

-- Etapa de Ensino: Ensino Fundamental I

– Série/ano turma: 1º ano- Vespertino

– Nº de alunos: 25 alunos, 13 meninas e 12 meninos

– Descrição do perfil da classe: Crianças atentas e participativas.

Tempo previsto para o desenvolvimento da aula: 5hs aula

Tema da aula: Aprendendo com os números

Justificativa:

Despertar a imaginação, criatividade e interesse dos alunos pela aprendizagem, organizando atividades e brincadeiras relacionadas com o conteúdo para atingir os objetivos pedagógicos. Incentivar o trabalho em grupo e as descobertas através das experiências com o contato com objetos, valorizando as vivências de cada aluno.

     Proporcionar as crianças os meios viáveis para se desenvolverem e inserirem-se em sociedade, respeitando seus direitos à liberdade de aprender, de conhecer, de aprender a fazer, de aprender a ser e de aprender a viver juntos- parâmetros da UNESCO.


Disciplina vinculada ao tema: Matemática e Língua Portuguesa.

Objetivos pretendidos:

  • Desenvolver as funções de raciocínio e lógica;
  • Identificar as formas;
  • Executar movimentos através de brincadeiras e músicas;
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Desenvolver a escrita e noções de quantidade e ordem;
  • Usar a criatividade por meio da arte;

Conteúdo:

  • Numerais de 0 até 19. Uso do material dourado;

  • Cálculos simples: noções de adição e subtração;

  • Antecessores e Sucessores;

  • Número pares e ímpares;

  • Ordem crescente e decrescente;

  • Formas geométricas.


Situação didática:

  • Passo 1

  Receber as crianças, após formar uma roda para cantar canções( Boa tarde coleguinha) e fazer a oração ( Santo anjo e Pai nosso).

  • Passo 2

Orientar as crianças a utilizar o material dourado para somar e subtrair de acordo com desenhos ilustrativos com quantidade escritas na lousa, estas deverão ser escritas no caderno, após fazer a correção com os educandos.

  • Passo 3

Ordem crescente e decrescente (Brincadeira): Fazer cartões de numerais de acordo com a metade de alunos da turma, após dividir a turma em dois grupos e entregar aleatoriamente um cartão para cada aluno. Colocar uma música alegre e pedir aos alunos dançarem aleatoriamente quando a música parar de tocar, os grupos devem formar uma fila em ordem crescente ou decrescente (orientar a cada nova jogada). O grupo que formar a fila mais rápida e de forma correta vence.

Ao termino pedir para cada estudante falar um pouco sobre o que aprendeu.


  Passo 4

  • Passar atividade de fixação do conteúdo. A atividade xerocopiada terá numerais fora de ordem. Explicar a atividade para os alunos e pedir que organizem os números em ordem crescente.

9

6

12

5

15

2

8

4




  Passo 5

  • Colorir numerais sucessores de verde (2,5,7,8) .Ler a parlenda:


Um, dois,

Feijão com arroz

Três, quatro

Feijão no prato

Cinco, seis

Conte outra vez

Sete, oito

Comer biscoito

Nove, dez

Comer pastéis.


Colorir o nome dos numerais que aparecem na parlenda e escrever a sequência no caderno.


  Passo 6


  Visitar a briquedoteca com os alunos. Pedir para levarem os cadernos e mostrar para os alunos as formas geométricas recortadas no papel laminado em cores diferentes e nomeá-las.

  Pedir para a turma procurar no espaço objetos que tenham as mesmas formas e identificá-las.

   Registrar no caderno, colar as formas geométricas, já recortadas pela educadora e deixar os alunos criarem outras figuras á partir das formas geométricas.


Passo 7


Organizar a sala e os materiais para o momento de saída dos educandos.



– Recursos:

  • Material Dourado
  • Caderno
  • Lápis de escrever
  • Dominó numérico
  • Papel A4 xerocopiado
  • Lápis de cor
  • Cola
  • Papel laminado

– Cronograma:

  • 13h e 5min. - Receber as crianças;
  • 13h e 30 min. - Formar uma roda e cantar com as crianças e fazer a oração do dia;
  • 14h - Passar atividades com material dourado;
  • 14h e 30 min.- Brincadeira relacionada a ordem crescente e decrescente;
  • 15h. - Horário do lanche;
  • 15 e 20h - Intervalo;
  • 15h e 40 min. – Brincadeiras.
  • 16 h e 10 min. - Atividade xerocada
  • 16h e 20 min. – Visitar um espaço na escola e fazer  atividade no caderno.
  • 17h e 30 min. Organizar a sala para a Saída.



Avaliação:


A avaliação será feita observando a participação e a capacidade de produção de cada aluno durante a aula. Avaliar também as dificuldades, experiências e a interação em grupo sempre orientando os alunos nas atividades.



Referências bibliográficas

  • O patinho feio

    www.duende.com.br, acesso em: 15-09-2011.

  • Atividades

    www.pedagogia.com.br, acesso em: 21-03-2012.

  • Quatro pilares da educação

    www.unesco.org/esd/strategy/learning-to-be, acesso em: 22-03-2012.

  • SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio Supervisionado em Pedagogia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.








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